segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Seminário sobre o Meio Ambiente - Setembro 2011

     Os Coletivos da Cohab e CRAS/Nova Glória, tiveram a oportunidade de participar de um excelente Seminário sobre o Meio Ambiente, proferido pelo Sr. José Jorge Tavares Filho, Agrônomo formado pela Universidade Rural de Pernambuco, mestrado na área de Fitotecnia na Universidade Federal de Viçosa (MG) e atual presidente da Câmara Municipal de Glória do Goitá, onde desde já agradecemos sua colaboração em ministrar o Seminário e ceder a casa para sua realização. 

Sr. José Jorge, consolidado como parceiro do Projovem Adolescente.

     O Seminário teve seu início com o palestrante explicando conceitos globais, tais como: meio ambiente, impacto ambiental, educação ambiental e suas estratégias, temáticas que contemplam o tema transversal Juventude e Meio Ambiente trabalhado nos coletivos junto aos facilitadores.

Na Casa José Correia de Oliveira, ainda participavam do Seminário alunos convidados
das escolas: Santa Rita, Djalma Paes, Paroquial de Menores e Professor Barros Guimâraes.

     Num segundo momento, foi realizada uma abordagem sobre a ação antrópica e as consequências de sua devastação. Efeito estufa; aquecimento global; as fontes de energia e a emissão de gases; queimadas e desmatamento; o buraco da camada de ozônio; a preocupação com a manutenção da biodiversidade; a importância da água; a sustentabilidade como proposta de sobrevivência da atual civilização, foram temáticas expostas de forma inteligente, onde os presentes poderam desfrutar da grande experiência do Sr. José Jorge, que também é pesquisador do IPA (Instituto Agronômico de Pernambuco).

A Diretora de Políticas Sociais, Srª Fátima Santana, também se fez presente no seminário.

     Já  bem embasados, teoricamente falando, os jovens receberam informações importantes sobre o meio ambiente local, ou seja, informes da sua realidade cotidiana, sendo demonstradas imagens de vários logradouros de todo município.

Açude da Rua (Açude Salgado), Distrito de Apoti, que sofre com o despejo de resíduos sólidos.


Açudinho, Distrito de Apoti, onde a população consome sua água.


Chorume oriundo do Lixão do município localizado na zona rural.

     O palestrante foi enfático ao se referir sobre a situação do atual lixão do município de Glória do Goitá, situado na comunidade de Açude Grande, na zona rural. Ficando explícita a urgência de seu deslocamento para outra localidade, por suspeitas de contaminação de um dos principais lençóis freáticos de Glória do Goitá.

Chorume decorrente do lixão.


Imagem do lixão.


     Com a demonstração dessas imagens, foram discutidas as leis que cercam o tema meio ambiente. Logo depois, o Sr. José Jorge fez uma breve apresentação de como estão sendo os trabalhos realizados pelo Exército Brasileiro na revitalização do Rio São Francisco.




     
     A preservação das futuras gerações depende dessas ações, focadas em atividades de caráter educativo. Na educação está todo o processo de mudança de uma nação, mudanças essas que devem ser emergenciais.
      Uma formação cidadã, parte do pressuposto de que todos devem contribuir com a sua parte, para que a coletividade triunfe nos seus objetivos.





Nenhum comentário:

Postar um comentário