segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Excursão pedagógica marca os inícios dos trabalhos no Coletivo Vila da Glória

     A Vila da Glória não poderia ficar de fora desse importante Programa, o Projovem Adolescente, que cada vez mais atinge suas metas e objetivos traçados pela Diretoria de Políticas Sociais da Secretaria de Saúde e Ação Social. O Projovem Adolescente hoje contempla todos os recantos do município, com dois coletivos na Sede (Cohab e CRAS/Nova Glória), um no distrito de Apoti e outro na Vila da Glória.

Jovens do Coletivo Vila da Glória

A primeira atividade realizada em virtude da comemoração do Dia do estudante foi a Excursão pedagógica para o município de Caruaru. Cidade mais populosa do interior do estado, localiza-se na região do Agreste e devido à sua importância regional, também é conhecido por seus habitantes como Capital do Agreste e a Princesinha do Agreste.Distante 130 km do Recife, Caruaru é conhecida nacionalmente pelos festejos juninos, por isso também é chamada de A Capital do Forró. A festa de São João, dura 30 dias e toma o mês de junho inteiro, por vezes até adentrando os meses de maio e julho, sendo considerada uma das melhores festas de São João do Mundo.

No primeiro momento, os jovens vivenciaram na prática o que aprenderam no Tema Transversal Juventude e Cultura, com a visita ao Alto do Moura, bairro do município de Caruaru. Considerado pela Unesco o maior Centro de Artes Figurativas das Américas, é o Alto do Moura uma comunidade de artistas. Distante 7 km do centro da cidade de Caruaru, este povoado concentra mais de 1.000 artesãos que moldam dia-a-dia o homem nordestino, levando nossa cultura até os pontos mais distantes do nosso planeta.


As jovens em total descontração nas lojas do Alto.


Gemima, nossa parceira da Vila da Glória.

     No Alto do Moura, fica situado a Casa Museu Mestre Vitalino no local onde o artista residiu. No espaço, administrado pela família, estão expostas suas principais obras, além de objetos de uso pessoal, ferramentas de trabalho e o rústico forno a lenha em que fazia suas queimas.


Casa Museu Mestre Vitalino


As jovens com o busto do Mestre Vitalino no Jardim do Museu.


As jovens acompanhada da Orientadora Social Roseli.





As jovens e o Orientador Social Euler.


Os jovens tiveram como observar os artesãos na confecção das peças.

     Depois de um breve descanso e uma pausa para o lanche, a excursão rumou para o segundo momento da viagem, a visita ao Espaço Cultural Trancredo Neves - localização dos museus: Museu do Barro de Caruaru- Espaço Zé Cabloco; Museu Luiz Gonzaga, Espaço Elba Ramalho, Museu Fabríca Caroá.


Bonecos gigantes no barro de Lampião e Maria Bonita.


Museu do forró Luiz Gonzaga


Peças encontradas no Espaço Zé Cabloco.


Espaço interno, Museu do Forró.


Espaço Elba Ramalho.


Maquinário da antiga fàbrica Caroá.



     O município de Caruaru conta com o chamado "Polo dos Museus", que denota a preocupação que essa gente tem com a cultura da cidade e de todo o Nordeste.

Nenhum comentário:

Postar um comentário