domingo, 2 de outubro de 2011

Excursão - Projeto Aula Passeio: A OCUPAÇÃO HOLANDESA EM PERNAMBUCO.

Foi demonstrada através de uma aula passeio, evidências da ocupação holandesa no Estado de Pernambuco, toda contribuição trazida principalmente no período no qual ficou sob a responsabilidade do Conde Maurício de Nassau. Conclui também todo um planejamento didático que iniciou em aulas expositivas no Ciclo I Percurso Socioeducativo II, para culminar numa pesquisa/aula de campo.

Folder distribuído na excursão

     O objetivo da excursão foi mostrar e discutir as atividades de campo como peça fundamental para um melhor aproveitamento do conteúdo programático trabalhado em sala de aula, contemplando os Temas Transversais Juventude e Meio Ambiente; Juventude e Cultura do Ciclo I Percurso Socioeducativo II.

Os alunos foram recebidos no Parque Histórico Monte Guararapes por militares
 do exército que proferiram uma pequena palestra sobre a Batalha dos Gurarapes

     A Aula Passeio percorreu os municípios de Jaboatão dos Guararapes e Recife, com a finalidade de destacar a ocupação holandesa em Pernambuco, contou com 40 adolescentes do Projovem Adolescentel. Os mesmos, coordenados pelos Orientadores Sociais Euler e Roseli, junto ao facilitador Joelton. Visitaram pontos históricos pré-estabelecidos, com toda abordagem voltada para ocupação urbana e expulsão dos invasores holandeses no século XVII, como toda contribuição para o início da instalação dos primeiros equipamentos urbanos na cidade do Recife.

Monitor do exército explicando o valor da Pátria aos jovens.

    Todas as visitas foram pré-agendadas, contaram com um instrutores específico que abordaram os seguintes temas respectivamente: 1º ponto (a expulsão dos holandeses das terras pernambucanas e a primeira idéia de pátria formada no Brasil); 2º ponto (a formação histórica urbana da cidade do Recife) e o 3º ponto (a influência judaica na cultura pernambucana).
     A primeira parada se deu no Parque Histórico Monte Guararapes, localizado no município de Jaboatão dos Guararapes, em Pernambuco. Neste local ocorreram as batalhas militares contra as invasões holandesas em Pernambuco, consideradas o berço do exército brasileiro. foi tombado em 1965 pelo presidente Castelo Branco.

Todos no Mirante do Monte Guararapes observando o mapa da região.



Os orientadores Euler e Roseli e os jovens do Coletivo Apoti com o facilitador Joelton.

     No Monte Guararapes tivemos ainda a oportunidade de conhecer a Igreja de Nossa Senhora dos Prazeres. Foi construída nas primeiras décadas do século XVII, nas terras doadas pelo capitão Alexandre Moura, o proprietário do Engenho Guararapes, no atual município de Jaboatão dos Guararapes.
     Agradecendo à vitória conseguida, o general Francisco Barreto de Menezes solicitou a construção de uma pequena capela, dentro da própria Igreja de Nossa Senhora dos Prazeres dos Montes Guararapes, em louvor a Nossa Senhora dos Prazeres.

Igreja construída em estilo Barroco.




Momento de descontração entre os jovens e facilitador Joelton.

Roseli e as jovens descansando no espaço para recepções da Igreja.

Euler e Joelton com as jovens do Coletivo Apoti.



    ... Ainda pela manhã chegamos no Recife Antigo, foi o bairro que deu origem à cidade, o bairro do Recife surgiu em fins da primeira metade do século XVI. O ponto de origem da povoação foi um porto, construído para escoar pau brasil e os produtos da atividade agro-açucareira de Olinda, então capital pernambucana.

Palmeiras, Praça do Arsenal.

... Só durante o domínio holandês, precisamente com a chegada do conde Maurício de Nassau a Pernambuco(1637), é que o bairro passou a ter algum planejamento. Nessa época, eram 15 ruas e uma praça.
Escavações arqueológicas.

Visita a Rua Bom Jesus, antiga Rua dos Judeus.

     Fugindo a programação da excursão, mas se tornando um dos momentos mais divertidos, os jovens tiveram o prazer de fazer a travessia de barco do Marco Zero até as esculturas de Francisco Brennand do outro lado na barreira de arrecifes, foi demais!!!!














     No período da tarde, foi feita uma visita ao Forte do Brum, construído pelos donatários da capitania de Pernambuco, no século XVI, para segurança e proteção da barra do porto e da povoação do Recife. Erguido em uma posição estratégica, que oferecia vantagens defensivas, o Forte do Brum, foi equipado com sete canhões de metais, sendo dois canhões de 24 libras, um de dezoito, um de dezesseis e um de dez libras, além de duas bombardas.


     O Forte do Brum é um monumento que testemunhou inúmeros acontecimentos históricos, invasões, revoluções, registrados em Pernambuco, no Brasil e no mundo.




Os jovens receberam outra palestra sobre o funcionamento da Fortaleza.













     No dia 19 de dezembro de 1985, o Governo Federal, através da Portaria Ministerial n. 1240, autorizou a criação do Museu Militar do Forte do Brum (MMFB), em homenagem ao soldado nordestino. O Museu foi inaugurado no dia 05 de janeiro de 1987, como um espaço de visitação turística e também um local para estudo e reflexão.













Momentos divertidos, instrutivos, amigáveis e únicos que muitos deles com certeza nunca esquecerão... Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário