Promovendo a integração sócio-cultural dos jovens particpantes do Projovem Adolescente foi realizada mais uma excursão pedagógica com sucesso, para o Palácio Campo das Princesas - Recife PE - sede administrativa do Estado de Pernambuco.
Jovens sendo recebidos pela monitora
Quem visita o Palácio do Governo recebe uma verdadeira aula, não só das características arquitetônicas e do mobiliário do prédio onde funciona a sede do Poder Executivo Estadual, mas da própria história de Pernambuco. Neste local, o Conde Maurício de Nassau mandou construir o seu Palácio de Friburgo, o das Torres como era conhecido, concluído em 1642, para servir de residência oficial. Na área em torno instalou um jardim botânico-zoológico e o primeiro observatório astronômico do América. A demolição do Palácio de Friburgo ocorreu em meados de 1783. O Projeto de Visitação Pública ao Palácio do Campo das Princesas, é coordenado pela primeira-dama do Estado, Renata Campos. Conta com o apoio da UFPE, que envia estagiários de história para executar a tarefa de monitores.

Jovens do Coletivo Apoti. |
|
Muita atenção e deslumbramento de tudo que observavam
Oportunidade de conhecer todo histórico do Brasão de Pernambuco.
Com estilo neoclássico, o Palácio do Campo das Princesas foi assim intitulado durante a visita do Imperador Dom Pedro II em homenagem às suas filhas que brincavam aos arredores do jardim, ficca situado no Bairro de Santo Antônio.
O prédio esbanja requinte e bom gosto que pode ser observado na decoração e na mobília existentes no local. Dividido em três pavimentos, o Palácio possui Sala das Visitas; Sala dos Embaixadores; Sala das Embaixatrizes; Salão das Bandeiras, onde são realizados eventos, reuniões públicas e coletivas de imprensa; e diversos quartos, entre eles, o Quarto do Governador.
No espaço dedicado aos Governadores de Pernambuco
A atenção espontânea dos alunos foi observada.
A cada andar era exposta as datas históricas dos vitrais.
Na sala de visitas
As portas do Palácio do Campo das Princesas estão abertas para receber visitantes todas as quintas e sextas-feiras e aos domingos, sempre em dois horários.
A monitora contando a lenda do ex-governador Agamenon Magalhães
Reza a lenda, que o governador Agamenon Magalhães teve um ataque cardíaco, e faleceu aqui. Por isso, surgiu a lenda." Dizem que ele anda por aqui à noite, e que é possível ouvir sons de maçanetas abrindo e piano tocando”, explicou a guia. Quem faz a guarda do palácio durante a noite, acredita que, até hoje, o ex-governador continua por aqui.
Já na parte externa do Palácio, podemos visualizar a linda paisagem do rio Capibaribe, além dos belos jardins projetados por Burle Max.
Os jovens junto a Orientadora Social Roseli e o Facilitador Joelton.
O facilitador Joelton e os jovens no terraço do Paço da Alfândega.
Agradecemos a inciativa da Primeira Dama, Srª Renata Campos, e a todos que proporcionaram esse momento único na vida de todos esses jovens.